Liberdade financeira é quando você tem a escolha de não acatar mandos e desmandos no trabalho. Quem tem liberdade financeira tem uma renda passiva caindo na conta todo mês. É uma grana que te permite passar um tempo estudando de boa, até achar outro trabalho.
Esse conceito que eu criei é muito diferente de independência financeira. IF é quando você tem uma renda passiva muito alta caindo na conta todo mês. Papo de 1 milhão investidos ou 10k por mês de renda passiva. Que aí você pode largar o mundo do trabalho até mesmo de forma definitiva. Uma aposentadoria, digamos assim.
Entendeu a diferença?
Outra nuance da liberdade financeira é que ela pode ser transitória. Por exemplo, se você juntou 108k reais na poupança, você adquiriu uma liberdade de tirar, se preciso for, um período sabático de três anos, tirando 3k por mês para pagar aluguel, alimentação e contas. Nesse tempo você deve estar estudando para concurso sem estresses, sem autocobrança, sem o emocional de estar desempregado te atrapalhando.
A liberdade financeira é o primeiro degrau antes da IF.
Eu sou funcionário de uma repartição pública sob contrato. Mesmo assim, eu entendi que é preciso ter prudência. Eu tenho que economizar e investir. A minha meta de liberdade, mais realista, por assim dizer, é aportar e investir 300k no período de quatro anos. Que aí me rende 3k ao mês.
Com 3k por mês garantidos eu já fico sossegado nesta caminhada.
Cara, tu poderia dar dicas para investimentos? Estou com algumas dividas até o meio do ano e a ideia é aportar cerca de 1,5-2k mensais. Sou funça e recebo mais ou menos 6 k.
ResponderEliminarNão posso dar dicas de investimentos mas posso dar experiência, ir testando o que funciona e o que não funciona e compartilhar aqui. O primeiro passo para pagar dívidas é cortar gastos
Eliminar