sábado, 14 de fevereiro de 2026

300k investidos: a base de tudo

Estou com seis dias de folga, devido ao carnaval. Resolvi brotar no litoral. Andei pela universidade, me lembrando dos meus anos de universitário. Tomei um café. Fui no cinema.

Se a primeira coisa mais desejada é a riqueza, a segunda mais desejada é a garantia da riqueza. Porra, é isso mesmo. 

Na faculdade, eu vivia com 2,9k por mês. Agora eu trabalho e ganho 14k por mês. Para quê? Para que com esses 14k mensais, dentro de pelo menos 30 meses, eu garanta uma renda passiva de 2,9k mensais.

Agora, para mim, isso está mais do que claro. Como uma iluminação.

Meu cenário ideal é passar num concurso estatutário, enquanto eu estou neste serviço. Pular do bote para um barco estável. Mas, e se eu precisar ser concurseiro full time (isto é, sem vínculo de trabalho)? Eu preciso pagar as minhas contas, não é? Daí, os 300k investidos. Num prazo de 30 meses. 

Meu aluguel e contas (água, luz, net, telefone e academia) dá um total de 4.018,95. Depois d'eu terminar de quitar a divida (faltam 18 parcelas), a minha base da gastos desce para 1.611,99, o que é perfeito. 

Dos 14k, tirando 4k de gastos fixos, sobram 10k. Preciso aportar 8k por mês na renda fixa, sem falha, pelos próximos 30 meses. E 2k reais que sobra é para gastar com alimentação. 

Me parece viável.

Sem comentários:

Enviar um comentário